terça-feira, 26 de abril de 2011

João, Armindo, Cabral e José

Estádio dos Coqueiros de dia






O genial (?) Edíficio CIF




Luanda, Março de 2011

A noite caiu abruptamente sobre a cidade de Luanda. Saio do escritório desconfortável e irritado.

O João está animado. E acompanha com pancadas no volante o ritmo de um “pagode” que faz estremecer as colunas do frágil Hyundai Getz.

Estava cansado e irritado. Sem paciência. Amanhã teria que ser capaz de ouvir as músicas do João com outro espírito.

Decidi treinar então. O primeiro treino desde regresso a Luanda.

Antes de sair de casa lanço um olhar de soslaio sobre o debate parlamentar em Portugal sobre a causa das coisas.

Chego à rua e começo de imediato o treino. Não se pode dizer que tenha começado a frio, pois apesar de ser noite estão certamente 30º e uma humidade que torna o ar pesado e irrespirável.

O ponto de partida é o Bairro Azul que me faz lembrar um bairro de vivendas ali para os lados de Benfica em Lisboa. Casa sim, casa não, um segurança à porta sentado em banco de plástico branco encardido. Cumprimento alguns e todos, sem excepção, respondem com um “Ok! Obrigado!” ou “Obrigado Sinhor!”. Muitos têm uma telefonia sintonizada num jogo de futebol ou basquete. Outros, mais sofisticados, têm uma televisão apoiada em frágeis bancos de madeira.

Subo uma rua escura.

Alcanço a Cidade Alta, onde estão sedeadas as mais altas instâncias militares angolanas e o palácio presidencial para depois descer em direcção à marginal completamente vedada a transeuntes. Um longo período de obras devolverá a glória e beleza do lugar mais nobre de Luanda.

Estou a fazer uma missão de reconhecimento a Luanda e sinto-me meio perdido. Sem saber para onde ir. Acabo por optar pelo Estádio dos Coqueiros. Ao lado, um restaurante muito frequentado por portugueses. Na falta de um jogo de futebol, a TV sintonizava o deprimente espectáculo político. Já é tarde e à porta dois seguranças pedem-me (com razão) por um papel para poder entrar. Peço para facilitar e pago o valor normal de entrada (150 Kwanzas). Acabo por deixar um pouco mais para estimular o crescimento de uma rede de amigos com quem me vou cruzar nos próximos tempos. Os guardas radiantes com a oferta disseram-me para mencionar sempre os seus nomes deles quando ali regressar.

- “Armindo e Cabral! Mas sem dinheiro! Porque dinheiro estraga a amizade!” – refere um dos guardas com um sorriso rasgado.

Após uma dezena de voltas pela pista escura do estádio, despeço-me dos guardas e regresso a casa pelo mesmo caminho. Uma subida íngreme leva-me da baixa até à cidade alta.

Pelo caminho passo por alguns prédios em construção e outros novos que revolucionaram as linhas urbanas de Luanda. Alguns chamam-lhe sinais da modernidade. Outros uma disputa sobre quem tem o mais alto e luxuoso edifício de Luanda ou pura falta de bom gosto.

Dentro desta última categoria de opiniões, há um edifício que se destaca dos demais.

Construído em tempo record por chineses, este edifício de 29 andares destaca-se de noite pelas luzes “led” que cobrem toda a sua fachada projectando desenhos coloridos das mais diversas formas.

Continuo a subir e por entre estas nuvens de poeira, passo pela Assembleia Nacional de Angola. Luzes apagadas. Silêncio e dois guardas em modo “screensaver”. Tudo calmo e tranquilo.

Já em casa e depois do banho, ouvimos incrédulos às palavras de dor e consternação do José em versão pós-demissão. Vítima da conjuntura financeira internacional, dos especuladores, da oposição. Jamais dos seus próprios actos. O desconforto e a irritação regressaram de novo.

7 comentários:

P.S. - Daniel disse...

Este homem é um fenómeno...ele corre como poucos, escreve ao nível de um Miguel Sousa Tavares... e ainda tem tempo para a crónica política, com um subtil toque de desencanto e tristeza própria de quem já foi um camarada da margem Sul, agora aburguesado e desterrado em terras de Angola.

Esse desconforto e irritação devem ser dos LED's lá do Edifício CIF...Para tratar disso, faz uma pesquisa no You tube e assiste, deleitado, à mensagem Pascal do Pedro e sua esposa, patrocinada pelo paladino da cidadania e ex-candidato Fernando...

A propósito, o texto está muito bom...quase quis ficar amigo também do Armindo e do Cabral...eles parecem saber negociar...

Aguardo ansioso por mais...

Milton disse...

Agora que sou um recém e temporário emigrante, observo com tristeza muitos portugueses que querem regressar e não podem.
Ou sentem um desencanto tão grande pelo país que nem lhes passa pela cabeça regressar neste momento.
E a culpa é do José (Sócrates). Mas também é do Pedro Passos Coelho por representar uma triste alternativa. Do Cavaco Silva por ser um zombie. E toda uma classe política e lobbista que se empenhou em afundar o país. E ainda de todos nós se não formos cada vez mais exigentes.
Um verso de uma música do 25 de Abril dos Madredeus ("As Brumas do Futuro") tem um verso que diz "a razão de um povo inteiro leva tempo a construir". Pois espero que a razão do povo português não leve tanto tempo a construir como no passado.
Vem a Luanda que eu apresento-te o Cabral e o Armindo. Sempre bem dispostos!
Abraço e volta sempre Grande Dani!

Ingrid disse...

Sem comentários...
Nenhum deles está à altura das frases acima.
Me resumo a observar calada, mas atenta à esse movimento incrível da tua escrita.
E o incrível é que ao ler, tudo passa em preto e branco ( menos o edifício com leds) como num filme antigo...
Abraço,
Ingrid

Anónimo disse...

Gostei muito, mesmo. Beijinho. Elsa Gil Sobral.

Milton disse...

Ingrid, bom saber que continuas a visitar regularmente este espaço. Muito obrigado pelos sempre agradáveis comentários! Bjs

Elsita! Uma estreia por estas andanças? Obrigado! Espero que esteja tudo bem ctg! Bjs

BALEIAS disse...

Caro Milton. Vi notícia de seu blog no blog Foto Corrida do Gilmar. A Africa muito me interessa. Será que você pode dar notícias se existem maratonas em Angola e Moçambique? Grande abraço. Miguel Delgado.

Milton disse...

Amigos Baleias,
Uma honra ter um tão nobre grupo de corrida a seguir este blog.
Em Angola infelizmente não há maratonas. Por vezes organizam meias-maratonas mas a coisa nem sempre corre bem do ponto de vista da organização. Ouvi uma história de uma meia-maratona cujo traçado inicial tinha 30 kms...
A corrida de São Silvestre de Luanda (10Kms) é famosa e bem frequentada. No ano passado esteve cá o grande Haile Gebrselassie.
Sobre Moçambique não tenho conhecimento.
Se procuram maratonas no mundo da lusofonia, sei que existe uma em Timor-Leste. Que adorava fazê-la um dia. Será a 2ª edição este ano.
Em África cruzei-me uma vez com a Maratona de Marraquexe em Marrocos durante o mês de Janeiro que termina na mítica e vibrante Praça de Djema El-Fnaa.
Forte abraço,
Milton

Enviar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br